Cefaleias

old_068

A cefaleia, famosa dor de cabeça, é um dos sintomas mais comuns que chegam ao consultório. Raramente encontramos alguém que nunca tenha experimentado este sintoma durante sua vida. Na Medicina Chinesa as explicações se baseiam nos conceitos Yin e Yang, onde tudo que é alto é considerado Yang e o que é  baixo é considerado Yin, assim a cabeça é o local em que temos a maior concentração de energia Yang, e por isso, as maior parte das causas estão relacionadas ao excesso ou deficiência desta energia. Nos casos em que há excesso, a energia Yang fica estagnada na cabeça, causando as dores, e nos casos de deficiência, a cabeça que esta “acostumada” com determinada quantidade de energia sofre com a falta.

Existem varias formas de diagnosticar as causas da cefaleia, pode-se avaliar a presença de estresse emocional, a constituição física, sobrecarga de trabalho, atividade sexual excessiva, dieta irregular, traumas, partos e fatores externos como o clima.

O estresse emocional, como podem ver, esta sempre presente nas causas das doenças, e é muito importante a sua avaliação. As que podem causar a cefaleia são a raiva (que deve ser entendida como frustração, ressentimento e rancores), preocupação, tristeza e aflição, medo, excesso de pensamento, culpa e a vergonha; todos estes sentimentos causam a estagnação ou o esgotamento da energia.

A sobrecarga de trabalho, a atividade sexual excessiva para os homens e o excesso de partos para as mulheres causam o esgotamento da energia, e por isso, ela não flui como deveria, causando a cefaleia. Traumas causados por acidentes graves e quedas produzem a estagnação da energia e consequentemente a dor.

Sabem aquela frase “somos o que comemos”? Ela é verdadeira. A energia do nosso corpo, na visão chinesa, vem do ar que respiramos e dos alimentos que ingerimos, por isso a alimentação é tao importante na prevenção e tratamento de doenças. No caso das cefaleias, tanto o excesso quanto a falta de alimentos devem ser avaliados; sendo que as principais causas são o consumo excessivo de alimentos quentes como condimentos, pimenta e álcool, alimentos gordurosos,  derivados do leite, alimentos muito ácidos e que possuem excesso de açúcar branco e sal. Além destes o excesso de chocolate e café também podem ser as causas das dores.

Na hora do diagnostico, a localização da dor também é importante; cada região esta relacionada a determinado órgão ou víscera do corpo, já que alguns canais de energia passam pela cabeça.

cranio pontos

O tratamento da cefaleia pela Acupuntura

Para o tratamento da cefaleia com a acupuntura é utilizado o sistema de acuponto neuromuscular integrado. Este método consiste na escolha de pontos locais e distantes. Os pontos locais são localizados na cabeça onde o paciente relata a dor e os pontos distantes são localizados ao longo do corpo, nos meridianos, os quais se relacionam com a dor e suas causas, sendo que todos estes variam para cada pessoa, pois depende do que foi diagnosticado na avaliação. Em cada caso a acupuntura terá um efeito; no caso da cefaleia causada por tensão muscular, por exemplo, as substâncias neuroquímicas induzidas pela inserção de agulhas, como exemplo a endorfina, são secretadas da corrente sanguínea, causando relaxamento dos músculos e melhorando a dor.

Em todos os casos, a estimulação da área dos pontos de acupuntura localizados sobre áreas de terminações nervosas, estimula o Sistema Nervoso Central, atingindo o mesencéfalo, o hipocampo e o hipotálamo, ocorrendo a liberação de substancias como a endorfina, as quais bloqueiam os estímulos da dor. Além disso elas estimulam as vias que liberam os opioides promovendo o efeito analgésico da terapia realizada pela acupuntura.

Além de melhorar a dor, com o tratamento da acupuntura ocorre também a diminuição do uso de medicamentos, que é um fator importante, já que uma pesquisa feita nos Estados Unidos em 2001 relatou que o custo para o tratamento de dores ultrapassa 70 bilhões de dólares por ano, sendo imensurável os custos individuais em pessoas portadoras de dores crônicas.

Além do tratamento com as agulhas, podem ser utilizadas também as sementes na orelha (acupuntura auricular) e orientações em relação a dieta e estilo de vida, que também devem ser tratados, já que podem contribuir com a piora da dor.

20130830105754910286u

Por Rafaela Moura Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s