Insonia

O termo insonia abrange diferentes problemas, como: incapacidade de adormecer com facilidade, acordar durante a noite, sono intranquilo, acordar muito cedo e sono perturbado por sonhos excessivos.

Na Medicina Chinesa, ha uma inter-relação entre o corpo e a mente, por isso, a tranquilidade durante o sono esta relacionada com a Mente, que tem relação direta com o coração.  Assim, tanto um fator patogênico pode afetar a mente como um estresse emocional pode afetar os órgãos e vísceras, ambos podem ser causados por excesso ou deficiência de energia e resultar em insonia.

A insonia pode causar, além do cansaço, pelo não relaxamento e descanso, irritabilidade e problemas relacionados a memoria.

Na Medicina Chinesa, a insonia pode ser causada pela preocupação, frustração, ressentimento ou irritação, estes sentimentos podem causar o excesso de algumas energias, que consequentemente, perturbam a mente e geram a insonia. O excesso de pensamento e a ansiedade geram deficiência e estagnação da energia. Ja a sobrecarga de trabalho associada a uma dieta irregular podem enfraquecer a energia, assim como um grande numero de partos ou atividade sexual excessiva (que se aplica mais aos homens).

insonia1

O Tratamento da Insonia pela Acupuntura 

Na acupuntura, o diagnostico pode se basear em varias evidencias o tipo de insonia e uma delas, que são a incapacidade de adormecer com facilidade, acordar durante a noite, sono intranquilo ou acordar muito cedo. A presença de sonhos excessivos ou assustadores também é importante, principalmente aqueles que deixam o individuo cansado pela manha. Acordar gritando, sonambulismo e falar dormindo também são sintomas importantes a serem avaliados. O que se sonha também pode dizer as causas da insonia, por exemplo, sonhar com inundações pode estar relacionado com um excesso da energia yin, enquanto que sonhar com fogo pode significar um excesso de energia yang. Outra observação importante é a presença de ronco, que significa umidade afetando o canal do estomago.

Para realizar o tratamento, primeiro deve-se identificar as causas, seja pelo excesso ou deficiência de energia. Depois do diagnostico faz-se a escolha do melhor tratamento. Os objetivos variam para cada pessoa, mas no geral incluem acalmar a mente e retirar o excesso das energias que causam a agitação durante a noite ou tonificar as energias que estão em deficiência e liberar os canais em que a energia se encontra estagnada.

Nos casos de insonia, também é comum o uso de moxas e ventosas para auxiliar o tratamento, além da terapia auricular.

DICA PARA DORMIR MELHOR:

De acordo com os chineses, a melhor posição para dormir é sobre o lado direito, com as pernas levemente dobradas, o braco direito dobrado de descansando a frente do travesseiro e o braco esquerdo repousando sobre a coxa esquerda. A explicação é que nesta posição o coração fica em posição mais alta de tal forma que o sangue pode circular de forma livre  e permitindo um sono mais tranquilo.

Acupuntura

Se você sofre com a insonia, procure logo o tratamento pela acupuntura!!!

 

Por Rafaela Moura Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s