A Acupuntura no tratamento do câncer

Nas pesquisas ocidentais, os estudiosos concluíram que o câncer é causado por uma mutação dos genes responsáveis pelo crescimento e mitose da célula. Todos os dias, milhares de células são formadas, mas apenas algumas são capazes de sofrer essa mutação, a maioria delas acaba morrendo naturalmente ou são destruídas pelo sistema imune. Esse processo é coordenado pelo nosso DNA, que tem um sistema de “revisão” para que as mutações sejam evitadas. Porém, existem fatores externos que podem aumentar as chances para que ocorra a mutação, que são:

  • o excesso de exposição a radiação,
  • uso de substancias carcinogênicas, como o cigarro,
  • alguns tipos de vírus e
  • condições hereditárias.

veja18-cancer

As células que sofreram a mutação tem um comportamento diferente das células normais, elas podem vagar pelo corpo, originando tumores em outras locais, promovem maior circulação em sua área, aumentando a nutrição e consequentemente o crescimento do tumor e não respeitam os limites de crescimento de uma célula normal, por isso, elas captam mais nutrientes que as células normais, levando as células saudáveis à morte nutricional e consequentemente à morte do portador. Por estes motivos, o tratamento do câncer se baseia em eliminar a nutrição às células cancerígenas.

Locais que podem ser afetados

Quimioterapia-oral-com-36-medicamentos-esta-entre-os-novos-procedimentos-obrigatorios-para-os-planos-de-saude

O câncer na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

A MTC aborda o câncer não somente tratando o tumor, mas o paciente como um todo, estimulando seu sistema imune e diminuindo os sintomas relacionados ao câncer e os efeitos colaterais decorrentes dos tratamentos como a quimioterapia.

Para os chineses, as causas do aparecimento dos tumores esta relacionada ao desequilíbrio energético decorrente de muitos anos e a uma vida desregrada físico e mentalmente. Como já foi dito, a energia deve circular por todo o organismo e movimentar as substancias, quando ha o desequilíbrio, seja por fatores externos ou emocionais, ha a estagnação e uma das consequências pode ser o aparecimento dos tumores. Existem vários padrões de  energéticos, cada um tem causas e sintomas diferentes, que variam em sensação de distensão abdominal, depressão mental, irritabilidade, sensação de tristeza, mudanças de humor, náusea, anorexia, vomito com ou sem sangue, perda de sangue pelo nariz, menstruação dolorida e irregular com coágulos e dor abdominal. Quanto as causas o estado de frustração, fúria reprimida ou ressentimento por um longo período também pode afetar a circulação da energia e consequentemente causar a sua estagnação.

O tratamento do câncer pela acupuntura

O tratamento se baseia em restabelecer o equilíbrio definindo e tratando suas causas. Em um estudo, Thoresen (2003) obteve sucesso em 80% dos casos de câncer, havendo desaparecimento total ou redução significante do tumor, sendo que nos 20% restantes não houve progressão da doença.

be7001834dbe06987c6ea2ff4225875f

Melhora da qualidade de vida e efeitos colaterais durante o tratamento

Ha vários estudos sobre a eficacia da acupuntura no tratamento da náusea e vomito decorrentes do tratamento de quimioterapia. Um estudo realizado em 1997 fez com que o National Institutes of Health (NIH) concluísse que “a acupuntura é eficaz para o tratamento de náusea e vomito pós-operatório e apos quimioterapia” (ACUPUNCTURE. NIH CONSENSUS STATEMENT ONLINE, 1997 apud TAGLIAFERRI, 2001).

Já nos casos de dor cronica causada por câncer, a eficacia da acupuntura é comprovada por seus estímulos ao sistema nervoso, que leva a liberação de endorfinas e outros neurotransmissores que bloqueiam a dor possibilitando a redução de medicamentos analgésicos. Num estudo com 286 pacientes com metástase em osso, 74% apresentaram significativo alivio da dor quando submetidos a eletroacupuntura, além de necessitarem de doses muito menores de narcóticos por um longo período (GUO 1995).

Um outro estudo mostrou que a acupuntura é eficaz também na manutenção e restauração do numero de células brancas do sangue; em 48 pacientes com leucemia cronica, a acupuntura levou ao aumento em mais de 90% da contagem das células.

Não existe um protocolo de tratamento, pois as causas variam a cada paciente e, assim, a forma de tratamento também. Porém, em todos os casos podem ser utilizadas as agulhas em pontos específicos do corpo, a auriculopuntura, a eletroacupuntura (que a utilização de estímulos elétricos nas agulhas) e o laser em alguns pontos. Ha casos em que a moxaterapia também e importante, principalmente para aumentar o numero de células brancas do sangue, que são responsáveis pela defesa do nosso organismo.

Enfim, a acupuntura é muito eficaz tanto no tratamento dos tumores como também na melhora da qualidade de vida dos pacientes que realizam os tratamentos convencionais como a quimioterapia ou radioterapia. Lembrando que ela pode ser realizada em qualquer tipo de câncer.

cancer-de-mama2

Por Rafaela Moura Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s