Auriculoacupuntura funciona?

Vocês com certeza já viram alguém com umas sementinhas ou agulhinhas na orelha, não é mesmo? Algumas colocam para emagrecer, outras para dores no corpo e até mesmo para tratar vícios. Mas, como isso funciona?

acupuntura-auricular

A estimulação de pontos localizados na orelha através de sementes, agulhas ou laser é chamada de auriculoacupuntura, e sim, ela funciona. Para os chineses, a orelha é um lugar de reunião de todos os canais energéticos do corpo e seus pontos podem refletir o estado dos órgãos e vísceras e, por isso, podem ser usados para tratar doenças. Ja as pesquisas ocidentais concluíram que a orelha é um local em que há abundancia de nervos cranianos e espinhais, ou seja, que se comunicam com a medula espinhal ou diretamente com o encéfalo, sendo assim, tem a habilidade de transmitir informações ao sistema nervoso central e estimular o melhoramento das funções dos órgãos, já que seu funcionamento é controlado pelo sistema nervoso.

Pesquisas modernas tem provado que a auriculoacupuntura pode regular a função dos órgãos como as secreções gástricas, movimento gastrointestinal, excreção da bílis, secreção urinaria e função imunológica.

Cada região da orelha esta relacionada a uma parte do corpo, assim é possível fazer diagnósticos e através deles, escolher os melhores pontos para cada caso. A combinação de pontos para uma mesma doença pode ser diferente para cada pessoa, porem, existem pontos específicos para cada sintoma; por exemplo, existem pontos para ajudar no controle de vícios, pontos para a ansiedade e para regular a fome e a sede.

Algumas das indicações da auriculoacupuntura são rinite alérgica, asma alérgica, hipertireoidismo, diabetes, obesidade, insonia, hipertensão, gastrite, dores cronicas ou agudas, problemas gastrointestinais e irregularidades menstruais. A técnica pode ser usada também como uma medida preventiva, pois, por regular o sistema imunológico e a função endócrina, ela fortalece nossa capacidade de combater doenças melhorando nossa saúde.

Uma pergunta frequente é se a auriculoacupuntura doí. Por existir uma conexão entre o órgão doente e o nervo estimulado na orelha, o ponto correspondente pode estar mais sensível e surgir a dor, porém, a estimulação enviara uma mensagem ao sistema nervoso que vai inibir a dor e curar ou aliviar a doença.

A auriculoacupuntura pode ser usada sozinha ou associada a acupuntura sistêmica (no corpo) e é feita em uma ou nas duas orelhas. As sementes ou agulhas são colocadas e presas com micropore, permanecem durante uma semana na orelha e são trocadas a cada sessão. A auriculoacupuntura tem sempre ótimos resultados, vale a pena conferir!

Para mais informações acesse: https://cs6acupuntura.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s