Bruxismo noturno

acupuntura

Você sabe o que e o bruxismo? Esse é um problema comum, afeta pelo menos 15% da população mundial. Entretanto, a maioria não sabe. É raro alguém perceber que range os dentes durante o sono sozinho, logicamente, porque está dormindo. Além disso, não tem muitas opções de tratamento e poucos resultados eficazes. Sua principal característica é o ranger dos dentes, principalmente durante o sono. O ranger provoca um desgaste nos dentes que pode afetar a integridade dos mesmos e comprometer a saúde bucal. Quem tem bruxismo apresenta dentes gastos, musculatura da boca dolorida, intensas dores de cabeça, pescoço, costas e ombros tensos. Além disto, pode apresentar queixas como ouvir zumbidos; dores perto do ouvido; dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca; estalos na região do ouvido, quando força a abertura da boca; levando a um quadro conhecido como movimentos parafuncionais, ou simplesmente bruxismo.

São varias as causas do bruxismo, entre elas a ma oclusão dentaria e a tensão emocional. As opções de tratamentos convencionais são o uso de placas de silicone ou acrílico protetoras dos dentes, uso de aparelhos nos casos de ma oclusão e remédios para o alivio da dor. A maioria destas opções tratam os sintomas da doença, assim, a causa permanece no individuo. Por causa do bruxismo estar diretamente ligado as causas emocionais, a acupuntura se torna uma ótima opção de tratamento, já que é capaz de tratar nossas emoções, inclusive o estresse. A acupuntura alivia o estresse através do reequilíbrio energético de todos os sistemas orgânicos, incluindo os responsáveis por nossos sentimentos.

1.466047

Como o bruxismo está incluído entre os distúrbios do sono é recomendável que o tratamento incluía também a restauração do padrão fisiológico do sono, e normalização da atividade dos músculos da mastigação.

Para tratar o bruxismo primeiramente é necessário realizar a avaliação diagnóstica. Muito freqüentemente os canais do estômago, baço-pâncreas, fígado e intestino delgado estão em desarmonia. O foco principal está em dois órgãos: o fígado, relacionado às tensões, e a vesícula biliar, representando os tendões atingidos pela ATM (articulação temporomandibular).

Ao colocar as agulhas em pontos específicos o organismo libera em maior quantidade a serotonina, aliviando as dores causadas pela disfunção. A região de fluxo energético situada logo atrás da orelha é tratada da mesma maneira, eliminando assim a dor no pescoço. Por último, é trabalhada a região lateral do rosto, bem como a próxima ao nariz.

Em um artigo recente, a acupuntura foi capaz de melhorar o bruxismo em diversos pacientes que já haviam procurado outras formas de tratamento. Alem da dor local, os pacientes relataram a melhora de outros sintomas como as dores no pescoço, cabeça e ATM, melhora do sono, estresse e ansiedade e relaxamento muscular.

Para uma melhor qualidade de vida, experimente a acupuntura!!!

SAIBA MAIS!!!

20110912095659544203o

Por Rafaela Moura Santos

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s