Acupuntura na Menopausa

Acupuntura ajuda a amenizar menopausa – Cientistas sugerem que uma pequena picada pode levar a mudanças fisiológicas
Viço. Acupuntura estética melhora o fluxo de energia, fortalece o tônus muscular e potencializa o rejuvenescimento facial

Técnica tradicional chinesa pode ser um ótimo auxílio para tratar sintomas da menopausa
PUBLICADO EM 15/01/14 – 04h00
NICHOLAS BAKALAR
THE NEW YORK TIMES

Um pequeno experimento randomizado descobriu que acupuntura e a simulação dessa terapia foram eficazes na redução dos sintomas da menopausa em mulheres que realizavam um tratamento com inibidores de aromatase contra um câncer de mama. Dores nas articulações e nos músculos, ondas de calor e suores noturnos são efeitos colaterais comuns desses medicamentos redutores de estrogênio. 

Publicado online no periódico “Cancer”, o experimento designou de forma aleatória 47 pacientes com câncer de mama a realizarem oito sessões semanais de acupuntura ou simulações dessa terapia. As participantes que realizaram acupuntura foram tratadas com agulhas nos pontos que a terapia reconhece como eficientes no alívio dos sintomas da menopausa. Nas pacientes do grupo controle, as agulhas não foram inseridas, mas sim colocadas em pontos inexatos. As pacientes e os pesquisadores não sabiam quais pacientes tinham recebido o tratamento ou a simulação.

As pacientes registraram ou responderam a um questionário sobre a frequência e a gravidade das ondas de calor e de outros sintomas diariamente.

Os sintomas relatados pelas pacientes melhoraram de forma significativa após a terapia real e a simulada, principalmente as ondas de calor. Não houve diferenças significativas em termos estatísticos entre os dois grupos.

Talvez seja possível relacionar os resultados a um efeito placebo. Entretanto, os cientistas sugerem que uma pequena picada na pele pode provocar mudanças fisiológicas. De qualquer modo, o dr. Ting Bao, principal autor do estudo e oncologista da Universidade de Maryland, em Baltimore, afirmou que não faz mal tentar a acupuntura.

Tradição

A acupuntura nasceu há 5.000 anos na China. Entre seus benefícios à saúde estão redução da pressão arterial, equilíbrio dos níveis de glicemia no sangue, combate a crises de asma, controle dos sintomas da esquizofrenia, além de favorecer a memória e muitos outros.

Noticia publicada em http://www.otempo.com.br/interessa/acupuntura-ajuda-a-amenizar-menopausa-1.773431

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s