Você está preparada para o verão?

Na ultima matéria, citei varias aplicações da acupuntura na estética, como no emagrecimento, na redução de gordura localizada, estrias, celulite e marcas de expressão. A partir de agora, a cada semana vou explicar como funciona cada tratamento.

Com a chegada do verão, queremos estar bem e seguras com nossa aparência, já que nesta época do ano o comprimento das roupas diminui e, a qualquer momento, devemos estar preparadas para se jogar num bikini. Muitas mulheres evitam clubes e praias por causa do excesso de peso, o que leva a um descontentamento que pode leva-las ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.

 Mas como emagrecer de forma fácil e segura? Como resistir a tantas comidas num período de tantas festas e comemorações? A acupuntura pode ser uma grande aliada. Na medicina tradicional chinesa, tanto para o emagrecimento quanto para outras desordens, tratamos as emoções. Tanto a gula quanto a preferência por doces, por exemplo, é explicada pela fisiologia. Os dois hábitos levam à maior produção de serotonina substância fabricada pelo cérebro que regula o humor. Por isso também e conhecida como hormônio da felicidade. Na auriculoterapia, ao serem estimulados, os pontos enviam ao sistema nervoso central uma mensagem para a cérebro produzir mais substâncias calmantes, como a própria serotonina, e, com isso, propiciar bem-estar físico e psíquico. Outras substâncias ativadas pelas agulhas ou micro esferas são as endorfinas, poderosíssimos tranqüilizantes naturais que exercem várias funções no organismo. As endorfinas aliviam a dor, diminuem a ansiedade e a depressão, favorecem a volta do bom humor, relaxam a tensão. Para você ter uma idéia, a quantidade de endorfinas liberada pela acupuntura é dez vezes maior do que a promovida pela atividade física e cinco vezes maior do que durante o orgasmo. Veja uma vantagem extra: você não engorda, como aconteceria se procurasse o chocolate para tranqüilizar-se.

A estimulação dos pontos também ajuda a acelerar o metabolismo e regular as funções excretoras, livrando o organismo das toxinas geradas pela digestão dos alimentos. Com isso, diminui a retenção de líquidos e de fezes, o que ajuda não só a emagrecer, como manter o peso. Ao mesmo tempo trabalhamos outros pontos, sedando, por exemplo, a sensação de fome. Isso não quer dizer que você não vá mais sentir vontade de comer, mas a sensação exagerada de fome ira diminuir, assim você não comera compulsivamente.

Vale salientar, porém, que, além da acupuntura, sempre é necessário uma mudança para hábitos mais saudáveis. A reeducação alimentar e a prática sistemática de uma atividade física continuam sendo essenciais para manter o corpo em forma.

 Experimente!!!

Rafaela Moura Santos

Fisioterapeuta Acupunturista

CREFITO 4 – 183862F

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s