Acupuntura no SUS

acupuncture-title

Segundo o site Engeplus a acupuntura esta sendo oferecida pelo SUS em Laguna

Fazer sessões de acupuntura agora é um serviço complementar disponível aos pacientes que utilizam o Serviço Único de Saúde (Sus) em Laguna. Após um credenciamento feito pela Secretaria de Saúde, através do Governo do Estado, usuários têm acesso ao tratamento.

Cada paciente tem direito a 10 sessões, sendo uma vez por semana cada. Mariana afirma que a maioria dos pacientes são encaminhados por psiquiatra, neurologista e psicólogo. “Muitos sofrem com depressão e a acupuntura vem como um tratamento paralelo. Quando o resultado é positivo, o paciente reduz o uso de medicação”, explica.

O tratamento é feito através da penetração da pele por agulhas metálicas muito finas, manipuladas manualmente e que estimulam locais anatômicos. De acordo com Mariana, existem outras formas de manuseio e realização do tratamento, sendo a agulha a mais tradicional. Também é indicado especialmente para tratamento de ansiedade, estresse, dores musculares e nas costas, dores causadas pela fibromialgia e pacientes que fazem quimioterapia.

Atendimento nos postos – A partir de janeiro, as sessões de acupuntura passarão a ser realizadas nos postos de saúde. A primeira foi a unidade do Mar Grosso. Toda segunda-feira, a profissional atende pacientes do bairro. Segundo a fisioterapeuta, serão atendidas cerca de 14 pessoas por unidade. Ao todo, 28 pacientes por semana. Além dos 35 pacientes atendidos na policlínica, também são realizadas sessões domiciliares em quatro pacientes acamados.

O que é – A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

Para que serve – A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna.

Nos Estados Unidos, foi recomendado apenas no ano passado pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país. No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.

Noticia publicada em http://www.engeplus.com.br/noticia/saude/2014/acupuntura-e-oferecida-pelo-sistema-de-saude-publica-de-laguna/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s