O ciclo menstrual de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa

Em chinês, menstruação chama-se Jue Jing, que significa ciclo da lua, já que, assim como o dela, nosso ciclo tem 28 dias e fases semelhantes.

Acupuntura3

Como eu já disse no post anterior na página “Saúde da Mulher”, nossa vida é regida por um ciclo que se renova a cada dia. O ciclo menstrual não é diferente; ele obedece a uma lógica de alternância entre as energias Yin e Yang, o que explica nossos comportamentos e emoções diferenciadas em cada época do ciclo.

Assim como na medicina ocidental, a menstruação marca o inicio do ciclo; esta fase corresponde a transformação do Yang em Yin, onde houve máxima preparação para a recepção do embrião mas não houve fecundação. A menstruação é também chamada de Mar de Sangue em que seu fluxo depende do fluxo da energia, que se dirige para baixo.  Neste período, dores, sangramento excessivo ou escasso, coágulos ou qualquer outro tipo de alteração mostra desequilíbrios relacionados a energia ou ao sangue. A mulher deve resguadar-se ao máximo, evitando atividade física, relação sexual e alimentando-se bem neste período.

20120202101413

Após a menstruação, o estrógeno (hormônio feminino considerado Yin) é liberado para que haja o aumento da espessura do endométrio (parede do útero) e preparar o novo ovulo que virá. Esta é a fase folicular, que dura até cerca de 14 do ciclo (incluindo os dias da menstruação) e tem características Yin, o que determina as baixas temperaturas do corpo.

Em seguida, ocorre a ovulação, o endométrio se encontra vascularizado e receptivo; nesta fase o estrógeno proporciona a liberação de muco que umidifica a vagina e proporciona alterações no pH para que os espermatozoides sobrevivam e consigam alcançar o ovulo. Neste momento, para que haja uma perfeita sincronia entre as energias, a mente deve estar clara, calma. Em outras palavras, para que haja a ovulação, precisamos do estimulo da hipófise e do hipotalamo, para isso, o cérebro teve ter seu funcionamento em sincronia com os órgãos reprodutivos. A acupuntura, nesta fase, visa desbloquear a energia estagnada para a liberação do ovócito e acalmar a mente.

Quando o ovócito é liberado, as temperaturas do corpo sobem, o hormônio predominante é a progesterona, se o ovulo for fecundado, o corpo da mulher entrara em uma fase de geração e crescimento e a mulher permanecerá em estado Yang por toda a gravidez, por isso as gestante relatam aumento do calor e sensação de plenitude durante toda a gestação. Nesta fase de “espera” pela fecundação (fase lutea) a energia predominante é a Yang, é o período em que temos a TPM, e, se as energias não estiverem equilibradas, podem surgir síndromes como a “Síndrome do Útero Frio”, na qual mulheres expostas a constante frio e umidade tem uma alteração do ciclo dificultando a gestação e causando cólicas intensas neste período pré-menstrual. Por isso, não devemos nos expor ao frio e a evitar ingestão de alimentos gelados e crus.

Em resumo, nosso ciclo passa pela fase mais Yin, que é após a menstruação, em que o recolhimento é importante, em seguida o Yang começa a aparecer com a preparação para um novo ovulo, até que o Yang prevalece, período conhecido como fértil e, se não fecundado, voltamos a fase Yin com a menstruação. O que quero que entendam é que temos momentos diferentes e devemos respeitar nosso corpo de acordo com suas necessidades em cada um deles.

Se você apresenta qualquer alteração no ciclo ou sofre de dores, cólicas, inchaço, estresse, ansiedade nesse período procure a acupuntura, uma forma natural de tratar corpo e mente.

ciclo menstrual

Por Rafaela Moura Santos

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s