Acupuntura estimula o corpo em tratamento de diversas doenças

Noticia publicada no Jornal da Manha.

Karla Chebel destaca que na gestação a acupuntura alivia depressão, náuseas, azia, insônia e dores nas costas

Estudos vêm demonstrando resultados positivos da acupuntura no controle e tratamento de doenças. Isto porque a técnica, que trabalha com estímulos em determinadas regiões do corpo através da aplicação de agulhas especiais, obtém respostas que agem diretamente no sistema nervoso. As agulhas disparam impulsos que viajam pela rede nervosa até provocar reações no cérebro.

A fisioterapeuta estética Karla Chebel explica que esse mecanismo é imediato, pois, ao interferir diretamente no cérebro, obtém efeitos mais duradouros. “A técnica atua sobre a musculatura, ajudando-a a relaxar, e incita na medula a produção de substâncias que inibem a passagem dos impulsos dolorosos. No cérebro, a acupuntura induz à liberação de neurotransmissores com função analgésica e de bem-estar”, esclarece.

Recente experiência, realizada na Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul, com ratos que sofreram lesões na coluna vertebral, demonstra que os animais submetidos à acupuntura se recuperaram mais rapidamente e voltaram a andar mais cedo do que aqueles submetidos a outros tipos de tratamento. “Além disso, a acupuntura coibiu inflamações e impediu a destruição progressiva de células nervosas da coluna. É esse poder anti-inflamatório, aliás, que garante à terapia lugar de destaque no combate à asma e às mais diversas dores crônicas. Outra virtude da técnica é equilibrar as emoções, como a ansiedade e o desânimo, e reforçar o tratamento contra vícios. Ao modular a ação da dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer, o método ajuda a suprir a necessidade da droga. As agulhas auxiliam até mesmo a reduzir a compulsão por comida, sendo coadjuvante no tratamento da obesidade”, alerta Karla.

Na Inglaterra, segundo a fisioterapeuta estética, equipe da Universidade de York acaba de exibir, por meio de imagens de ressonância magnética, que uma espetada da fina agulha de acupuntura em um ponto da mão reduz a atividade de áreas do cérebro que regem a percepção da dor. “Durante a gestação, a acupuntura alivia a depressão e minimiza as náuseas, a azia, a insônia e as dores nas costas. Porém, a acupuntura é indicada a pessoas de todas as idades como tratamento complementar ou para o alívio de alergia, asma, dor de cabeça e nas costas, doenças das articulações, hipertensão, fibromialgia, dores musculares, gastrite e refluxo, síndrome do intestino irritável, constipação, tensão pré-menstrual e menopausa, endometriose, depressão e ansiedade, gravidez, sequelas de derrame, doenças da pele, insônia, distúrbios hormonais e efeitos colaterais da quimioterapia”, completa Karla Chebel.

Noticia disponível em http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SAUDE,93908

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s